O que aconteceu antes da quimioterapia: surpresas, exames e geladeira.

Muitas, muitas mensagens de carinho, força e boas vibrações recebi nestes dias. Motivação extra para continuar a jornada.

Surpresas: Como não poderia deixar de ser, surpresas sempre aparecem, demonstrando que “sem emoção não tem graça”, como todo atleticano já sabe.

Festa Surpresa – 26/03

Fui surpreendido por uma festa surpresa preparada por amigos do Mountain Bike. Sem que eu percebesse nada (e como se fosse difícil me enganar… rs) uma operação foi montada na surdina para que eu chegasse na casa do Anderson Cordeiro. Lá estavam umas 40 pessoas envolvidas na traquinagem: Eu não tenho idade para passar por esse tipo de susto não, galera!

Fiquei sem palavras para agradecer tamanha demonstração de carinho e amizade. Quem não foi mandou mensagens, quem foi organizou os comes e bebes. E o bobo aqui teve uma noite muito, muito feliz! Pelo que me contaram, a ideia partiu da Maria Augusta (Chuchu), foi autorizada pela minha amada Poliana e o Anderson Cordeiro abriu sua humilde residência pra turma. Foi uma bela oportunidade para reunir gente sumida, bater papo e celebrar.

Festa Surpresa

Clique na foto para ver outras da festa 🙂

Exames – 28/03

Os resultados do espermograma e de indicadores sanguineos me deram nova surpresa. Ao ler o resultado dos exames, chamou a atenção uma alteração do BetaHCG, que subiu após a cirurgia. O médico me explicou depois que isso é comum, e que a quimioterapia agirá sobre isso.

Leigo lendo resultado de exame pensa que qualquer coisa que não esteja aparentemente dentro dos limiares normais pode ser ruim. E essa foi a sensação ao ler o espermograma: vários itens com percentuais e quantidades “esquisitas”. Pensei: f…  não poderemos ter filhos biológicos? A dúvida deu lugar à alegria com novas explicações do médico 🙂 A fertilidade indicada no exame era boa para partir ao procedimento de congelamento de sêmen.

Congelamento de sêmen

Pois bem. Por indicação da minha tia Maria Mercedes, que é pediatra, fomos à Clínica Pró-criar. O procedimento padrão para quem tem que armazenar o sêmen é: consulta com médico urologista e psicólogo, depois às “vias de fato”. Como já tinhamos a orientação do meu urologista e do oncologista, essa consulta foi feita depois do procedimento todo pronto. E vou te falar: já tinha sido esquisito colher o esperma para o espermograma no Laboratório Humberto Abraão. Ainda mais que a região toda ainda estava bem sensível, pois eram pouco mais de 20 dias da cirurgia. Eu estava mais preocupado em “acabar logo”(risos), pois o “prazer” não estava compensando o incômodo.  Se o psicológico poderia abater o “garoto”, nem tomei conhecimento, e em alguns minutos a questão estava resolvida.

Todo o atendimento na Clínica foi de primeira categoria, com muita atenção desde a recepcionista às enfermeiras.
O procedimento não é barato, mas imaginávamos que seria mais caro. Por R$1000,00 (consulta, coleta, análise e congelamento) + R$ 100,00 mensais, a minha parte numa eventual necessidade de gravidez por vias alternativas está garantida. E ainda bem que a consulta com o urologista foi feita depois da coleta. Achamos a postura do “Doutor Hollywood” muito monetarista, parecia mais focado em demonstrar que o custo de uma fertilização in vitro bate na casa dos R$15.000,00 que em outras questões. Mas tudo bem. Minhas chances de permanecer fértil são de aproximadamente 75%, e segundo a embriologista que analisou as amostras, a qualidade foi “bem potente” (rimos demais com essa notícia!).

O início da quimioterapia

Escreverei sobre como foi o início da quimioterapia em outro post. Mas já adianto que tem ido tudo bem. Não tive nenhum efeito mais grave que uma semana de prisão de ventre “da braba”. Sem náuses, sem vômito, sem perda de apetite.

O primeiro ciclo teve a seguinte ordem:

07 a 11/04 – idas diárias ao hospital Madre Teresa para aplicação da quimioterapia, durante 6h.
12 a 27/04 – período de recuperação, incluindo a baixa de imunidade, já constatada em hemograma feito no dia 17/04.

Serão mais 3 ciclos semelhantes a partir de 28/04.

Mais uma vez: muito obrigado a todo mundo que mandou mensagem, que está rezando, que se preocupou. 🙂

 

Visita de toda a família mais minha prima, um dia antes da quimioterapia.

Em pé: Phillipe (cunhado) e Maysa (irmã), Wanda (Mãe), Eu e Poliana, Lívia (cunhada) e Frederico (irmão)                                           Agachados: Ayrton (irmão) e Natália (prima)

 

Deixe uma Resposta

